sábado, 11 de outubro de 2008

O melhor desempenho da História...

Caros Cambarás...

No último dia 08 de outubro saiu a seleção oficial do Festival de Vídeo de Guaiba. Para nós, guaibenses, é de suma importância ter o reconhecimento do povo da nossa terra. Não que estejamos produzindo pra um festival, mas nunca podemos deixar de prestigiar um evento tão próximos de nós.
Num ano tão turbulento e ao mesmo tempo tão positivo como o de 2008, a chave de ouro só poderia ser o melhor desempenho do Augusto Meyer na história do Festival de Vídeo Estudantil. Não deu outra: em seis momentos a marca dos Terra Cambará será vista no evento.
A grande surpresa foi a aceitação do vídeo "E se Fosse Verdade?", por ser um remake do sucesso hollywoodiano. Mas a forma delicada como o tema da eutanásia é tratado no filme é um diferencial deste trabalho. Destaque também para a excelente atuação de Luan como David, tendo que parecer maluco falando sozinho, de Tamires (eu sempre erro o nome dela) só podendo falar com o Luan e de todo o elenco tendo que fazer de conta que a protagonista não existe.
"O Sobrado" foi o projeto mais audacioso do Núcleo no ano de 2007. Gravado em um dia apenas no sítio histórico de Guaíba, os alunos da atual turma 201, fizeram um excelente trabalho de recuperação de Arte. Além da trilha sonora (que pena que não há prêmio pra isso), o ponto alto é a equipe, que é a base do vídeo "Ana Terra", os diálogos faiscantes, quase como um duelo verbal de farrapos, entre Maria Valéria e Licurgo Cambará exigiram muito de Eduardo Posser e Thaiane Rocha. Ele, aliás, já foi indicado para melhor ator em 2006, esperemos que desta vez o "Jack Bauer" não só repita o feito como traga a estatueta.
E o negro pachola de Simões Lopes Neto chegou quietinho, sem alarde e foi selecionado: "O Negro Bonifácio" é a primeira incursão do núcleo no gênero western. Não queríamos aquele estilo norte-americano e decidimos ir para o lado bang-bang spaguetti com um bom toque de humor e tradicionalismo. As tiradas humorísticas e a fotografia pintada como um gibi do tempo do onça são o ponto alto deste filme.
O grande sobrevivente do ataque terrorista da Coordenadoria ao Núcleo Acadêmico não poderia ficar de fora: "Fausto" de Goethe é o maior clássico da Literatura Gótica, texto de 200 anos, inesgotável! O argumento é fortíssimo e muito difícil de adaptar. Foi o trabalho mais árduo de 2008, mas o empenho de toda a turma 103 fora recompensado, por ora, com a indicação no Festival de Guaíba, com os rasgados elogios nos lugares onde o projeto é apresentado, mesmo sem resultados finais. Nunca pensei que uma turma de primeiro ano do Ensino Médio pudesse digerir e debater esta obra com tamanho interesse. Richard Canabarro está de parabéns, o aluno que sempre foi um terror na escola, com certeza seria um ótimo Mefisto.
Pela primeira vez terei o gostinho de competir como diretor de um vídeo: na mostra alternativa, o documentário "Negro" está competindo na sua sub-categoria.
Ah...tem o projeto professor "Núcleo de Vídeo Terra Cambará", representado pelo documentário "Noite de Vento, tempo dos Cambarás", que conta nossa trajetória desde 2005. Estarei buscando o bicampeonato!

Pra não dizer que não falei das flores: é uma pena não ver Comida de Mono, primeiro projeto em língua estrangeira do núcleo; Trash - Volume 1, vibrante vídeo sobre meio ambiente com um arzinho de Lost (metralhado pela CRE, se não fosse a crise que me arrancaram as nove turmas de arte, seria o grande candidato nosso a melhor vídeo); e Marias, excelente documentário, mas faltou depoimentos reais. Este foi outro muito prejudicado pela minha saída via canetaço.
Ainda tínhamos "Nós somos a América", produzido junto com a 202 e o prof. Cezar Ramirez, na Mostra Alternativa que é muito mais competitiva.

Agora é esperar a noite de sábado, 08 de novembro pra ver o que jurados decidiram. Que seja um dia de Vento....
...porque o Tempo é dos Cambarás!

Nenhum comentário: