sábado, 12 de setembro de 2009

O que esperar dos nossos de 2009?



E mais um Festival de vídeo estudantil vem aí. E mais uma vez participaremos em massa. É assim desde 2005. Estamos chegando ao número ideal de trabalhos, nem o absurdo de 24 em 2007, nem os dois mirrados de 2006. Sete trabalhos representam o Núcleo Terra Cambará na oitava edição. Vamos apresentar os trailers em breve, mas faremos uma análise breve dos nossos representantes:
Pôquer Interminável (105) - A história de cena única quase nos faz sentir num teatro. Corre por fora.
O Analista de Bagé (106) - A produção mais religiosa que já fizemos. Cumpriu todas as datas. Mesmo assim, o texto poderia ser melhor explorado pelas personagens coadjuvantes, como os jurados analisam bem mais a atuação do que a produção, vai pesar na seleção.
O Marido do Dr. Pompeu (107) - Outra produção "reloginho", seguiu a risca seu calendário. Diego André excelente e convincente. Taíse mostrou muita naturalidade. Boas chances de classificação.
Hipocrisia (110) - Yes, a noite também faz vídeo! Nossa primeira experiência em propaganda educativa. Boas chances.
Os Irmãos Vicário - A Vingança (Vicário Brothers - 202) - A história do Gabriel Garcia Marquez contada em forma de reality show ficou revolucionária. O único problema de ser revolucionário é não ser entendido no seu tempo. Mas não vai ter explicação desclassificar este vídeo!

Mais dois trabalhos na mostra alternativa. Aí, meu nego, só rezando mesmo! Há muito discordo da forma como é feito, mas....

A Cartomante - Nossa super-produção que já rodou o mundo com certeza não poderia faltar. O capricho da produção, da fotografia e a fidelidade ao clássico de Machado de Assis mereceriam pelo menos a classificação.
Herdeiros de Sepé - Documentário sobre a gênese do Dtg Caiboaté. O interessante dele é que ele valoriza o estar junto numa competição, minimizando a importância da vitória. Incógnita total.

Posso dizer que a qualidade de todos os vídeos justificam a classificação de todos. Sinceramente, dá pra arriscar um inédito 100% de classificação na estudantil. Embora o Analista e o Pôquer tenham menos chances que os outros. Isso na Estudantil Juvenil, porque na Alternativa simplesmente não dá pra saber, uma vez que a Organização do Festival tem o péssimo costume de misturar produções amadoras como as nossas com as profissionais - de agências de publicidade atrás de currículo, que nunca comparecem à premiação - e universitárias.
Parabéns a todos que conseguiram aprontar a tempo. Para quem não conseguiu inscrever, vem aí o nosso Festival "A Fonte" que é a grande mostra para a nossa comunidade!

Nenhum comentário: