terça-feira, 17 de novembro de 2009

Montenegro, Paltrow, Jackson e Cambará



Nunca me esqueço do Oscar de 1999. Há dez anos atrás vivíamos a expectativa do coroamento da dramaturgia nacional com o mais badalado prêmio da sétima arte para a nossa primeira dama do teatro: Fernanda Montenegro. Mas, como diria Fernando Meirelles anos mais tarde, "era a festa deles, feita para eles"; e a grande Fernanda Montenegro venceu Maryl Streep, Kathy Bates e perdeu para Gwyneth Paltrow. Sim...a mocinha anoréxica do "Shakespeare Apaixonado"! Ninguém do juri da Academia pesou a experiência, a carga dramática e a força que a personagem Dora, de Central do Brasil, exigiu de Fernanda. Preferiram coroar a mocinha loirinha, esguia em seu personagem fútil como a trama do filme. Que critérios, então, usaram? Já se passaram dez anos e ninguém sabe. O que melhor explica é a frase de Meirelles.


Nós, Cambarás, jamais esqueceremos a oitava edição do Festival de Vídeo Estudantil de Guaíba e Mostra de Cinema. Não por termos sido laureados como outrora. Na verdade repetimos, saímos com apenas um troféu a menos que em 2008. Mas porque a comissão de, no máximo, duas pessoas deste evento nos mandaram uma mensagem: "essa festa não é pra vocês!"


Assim como aconteceu no Oscar de 99, pessoas inusitadas venceram outros mais "guaribados". Preferiram o mocinho dançando o funk da galinha ao trabalho fruto de um ano de intenso estudo e aprofundamento em literatura. As referências visuais de um mundo de sombras refletidas na parede, a que chamamos de twiter, prevalecem sobre a palavra escrita. Mas, como disse Meirelles, "a festa é deles" e, por isso, podem fazer a releitura que quiserem do regulamento.


Somente uma indicação foi dada ao Núcleo Acadêmico, a de melhor roteiro adaptado (creio eu, porque na hora da indicação misturaram Roteiro com Roteiro Adaptado, numa pura mostra de relaxamento e despreparo)para "O Marido do Dr. Pompeu". Mostrando que nossa fórmula não se enquadra dentro do tipo de trabalho que quem organiza esta parte do Festival quer que participe.


"A Festa é para eles" por isso entendemos que lhes toca profundamente verem alunos fazendo vídeo, mesmo sem saber muito da técnica ou como se dá o processo audiovisual e sem o apoio da escola. Pois sabemos que foi assim que começaram a produzir os organizadores do Festival. Então ver um cara dizer que "nem sabe como organizou a ideia, simplesmente fez", os faz ter a nostálgica sensação de voltar no tempo. Logo, trabalho em que a escola organiza um setor para a produção audiovisual é visto como algo de fora deste mundo.

"A Festa é deles e para eles!" Por isso, continuemos no nosso caminho. Afinal, está ficando limitado demais achar que um Festival vai nos avaliar e dizer se estamos no caminho certo ou não. Por isso: Todos na Escola no dia 28 de novembro, às 14h para premiar os melhores do ano no Festival "A Fonte" 2009!
Assim como o Oscar de 99 não pode ser parâmetro para dizer que Gwyneth Paltrow é melhor atriz que Fernanda Montenegro, O Festival de Guaíba não pode ser usado como prova de que brincadeiras de finais de semana sejam mais sérias que um projeto que é referência pedagógica nacional.




Agora as boas notícias




Parabéns aos premiados, que sobreviveram ao filtro pré-jurados:




A Cartomante - 3º Lugar - Ficção na Mostra Alternativa (contra os profissionais declaradamente profissionais)




Os Leões de Uma Nação - 3º Lugar - Documentário (quando os jurados puderam ver nossos trabalhos, gostaram) Valeu Rosyyyyyyyy e Rickyyyyyy!!!!




Colégio Estadual Augusto Meyer - Homenagem Especial (volume de trabalhos inscritos)




O Grande Rabanete - Infantil.








Nenhum comentário: