terça-feira, 24 de março de 2009

Projeto da Turma 202

The Vicário Brothers
(inspirado no livro "Crônica de Uma Morte Anunciada")

Logo no início da história o autor nos anuncia a morte, portanto já sabemos que a morte é certa, não há expectativa quanto a isso, mas esta revelação antecipada em nada diminui a curiosidade do leitor quanto ao final da história. A história se desenvolve numa cidade do interior da Colômbia. Todos se preparam para o casamento de Bayardo San Roman com Ângela Vicário, mas durante a cerimônia descobre-se que a noiva não era mais virgem, fato que a desonrava. O noivo, descontente, devolve Ângela a sua família e sua mão Pura Vicário a esbofeteia até que ela conta que quem a desonrou foi Santiago Nasar. Seus irmãos Pedro e Pablo partem para vingá-la. Logo, a vítima é Nasar, filho único, rico e solteiro, que desde pequeno tinha estranhos sonhos com árvores, fato que aqui aparece como mau presságio.
O que mais impressiona na história é o fato de toda a comunidade saber que o crime acontecerá. Eles sabem quem, quando e onde, e todos acham revoltante, mas ninguém o impede pois todos tem segredos a esconder, e se escondem atrás de seus telhados de vidro. Aqui o autor mostra sua habilidade em trabalhar com a psique humana. Ao longo da história ele nos descreve o lugarejo, fala sobre os costumes e valores presentes nesta comunidade, e como essas pessoas sentem e pensam. O narrador não se identifica, mas sabemos que é alguém que conhecia Nasar e os outros envolvidos.
O grande mistério do livro é, na verdade, quem desonrou Ângela, já que esta mentiu, aparentemente para proteger o seu amado.


Um comentário:

Eride (eride@bol.com.br) disse...

Em procura por trabalhos com o Texto do Garcia Marquez, acabei encontranto o blog de vcs!
Fiquei curiosa em saber como funciona, o que o projeto de fato.

Estudo teatro e estamos montando um espetaculo de relatos, depoimentos, narrações com este livro e gostaria de trocar maiores impressões com vcs a respeito!